terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O fim das botas

Temos deixado este nosso cantinho um bocado ao abandono!

O dia a dia é muito preenchido pelos nossos botinhos e respectivos manos e a "coisa" complica-se.
Como estava marcado os botonhos tiveram uma prenda de anos MUITO especial, no dia 30 de setembro e no dia 7 de outubro a Mafalda e o Francisco, respectivamente, deixaram de calçar as botas!
Já eram dias especias, uma vez que faziam 4 anos, mas foram ainda mais especiais.
Foi com grande emção que com o Francisco, coloquei as primeiras e últimas botas assim como a barra numa caixa e a guardámos no armário, mas também num cantinho do coração.
Apesar do aspecto pesadão e desconfortável, foram nossas companheiras durante 4 anos. São a razão porque hoje os botinhos correm e brincam, sem parar e sem nos dar descanso! São a razão porque ouvimos tantas vezes "Quem diria?!", "Mas qual era o pé?", "Nunca pensei que fosse possível!".

Mas nós sempre acreditámos, sempre soubemos que chegariamos a este dia com dois pés esquerdos perfeitinhos e funcionais.

Obrigado ao Dr. Pedro Fernandes pela prontidão no tratamento, Obrigado à Rita, à Gabriela, e a todos os outros pais e mães que nos acompanham no dia a dia!


Obrigado a todos e Parabéns aos nossos heróis!


Para desanuviar e mostrar a GARRA destas crianças, aqui fica um video que encontrei no arquivo cá de casa, da altura em que o Francisco fez a tenotomia, como já aqui dissemos, a tenotomia dele foi feita mais tarde, com 1 ano e 3 meses, já andava e nós achámos que ia ser um terror, este video mostra bem como estávamos errados.



Beijinhos,


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

E já só faltam...

...9 noites para a Mafalda e 16 noites para o Francisco!!!!
Estamos na fase final deste tratamento que, apesar do que se diz, não é nenhum bicho de sete cabeças e não há o sofrimento que muitas pessoas transmitem...
Houve dias em que não apetecia calçar as botas e era com muito esforço que o faziamos, mas sabiamos que antes isso que uma cirurgia...e...cumprimos! Agora cá estamos nós, a tão pouco tempo do tão esperado dia e com dois botinhos esquerdos perfeitos!
Aguardamos ansiosos o nosso dia D...
Depois da primeira semana sem botinhas, procuraremos dar novidades de como se estão a sair...
Um beijinho grande
P.S. Continuaremos aqui para quem precisar de ajuda...;)

terça-feira, 14 de junho de 2011

Não foi no dia 3 de junho!

Mas já temos dia marcado!!
Vai ser no dia que fizermos 4 anos!!
Ganda festa!
Até lá!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Amanhã...será?



Olá a todos e desculpem a "pouca escrita" no blog, mas...continuamos aqui para quem precisar!!

Amanhã às 10h45m entra o Francisco e às 11h a Mafalda em mais uma consulta do Drº Pedro Fernandes!

Estamos todos ansiosos, pois eles completam os 4 anos daqui a 3 meses e quem sabe se tiram as botinhas?

Esperamos ter boas notícias na próxima vez que aqui escrevermos, mas se não for assim, cá estaremos, com a mesma postura e alegria dos últimos 4 anos...:-D

Um beijinho grande a todos

Mafalda e Francisco

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

3º ANIVERSÁRIO

Esta semana os nossos botinhos fazem 3 anos!!! Estão tão grandes e malandros! E agora vão ser vizinhos.... Isto é que vai ser!

As novas botas do Francisco



Ao fim de quase 3 anos de botinhas, chegámos à conclusão que o nosso rapagão é pesado e forte demais para a barra que utilizava até agora. Foarm várias as barras e os ecaixes que se partiram, o que implicava que ele ficasse sem utilizar as botas frequentemente

Assim, e a conselho do Dr. Pedro fomos à procura de uma alternativa e encontrámos esta: é toda feita em metal e ao contrário da antiga, as botas são amovíveis e os encaixes metálicos, por isso esperemos que durem o aninho que lhe resta de tratamento.



E com isto tudo ainda descobrimos que sempre houve uma ortopedia na cidade do Porto que vendia tanto as botas "EMO" como a barra "BEBAX"! É o Centro Ortopédico do Porto, na Constituição.



Beijinhos a todos!




terça-feira, 20 de julho de 2010

Encontro de Botinhos

Encontro de botinhos Domingo 25 de Julho às 10 horas, no Parque da Cidade de Paredes.
APAREÇAM

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Mais um reencontro...:-D

E lá fomos nós de novo ao "tio mac"...
Deixamos-vos umas fotos nossas para que vejam os crescidos que estamos ;-)
Estamos, também, a preparar um "encontro dos botinhos" para breve!
Bjs a todos
Mafalda e Francisco






Digam lá, não formamos um belo par de botinhos?? ;-)

quarta-feira, 17 de março de 2010

E foi já há..........25 meses!

Pois é, foi já há 25 meses que a Mafalda e o Francisco calçaram as botinhas pela primeira vez...:-) Eles estão perfeitos e, se Deus quiser, a uns 18 meses de as deixarem definitivamente!!
Agora deixem me que vos conte o que aconteceu no outro dia que tive que recorrer a uma consulta de urgência por causa duma bela duma otite!
Quando a médica soube que ela nasceu com pé boto, a primeira coisa que fez (apesar da febre alta que ela tinha), foi averiguar como estava o pezito da menina. Comecei por lhe dizer que tinha sido tratada pelo método ponseti e em Lisboa, visto na altura não se praticar o método por estas bandas. Então não é que a Srª Dra. me disse que este método já se praticava há muitos anos no Hospital de Santo António e que pé boto, que era pé boto acabava sempre por ter que ser operado :-s
Ainda tentamos explicar que a Mafalda tinha mesmo pé boto e que sabia muito bem a diferença entre um pé aducto e um pé boto, pois ela tinha um boto e um aducto, mas chegámos à conclusão que não valia mesmo a pena! Muito sinceramente acho que ela depois de ver, rever, mexer e remexer nos pés da Mafalda, achou que ela não tinha nascido com pé boto!
Depois de tudo isto, digo eu...BOM SINAL, é sinal que está pura e simplesmente PERFEITO!! :-D Um grande obrigado ao Drº Pedro
Bjs a todos

Mais um pé boto...esquerdo!! :-)


Parabéns Gustavo, mãe, pai e mana!! :-)
E foi assim que dia 10 de Março tivemos mais um elemento na nossa já tão grande família de botinhos!
Deixamos aqui uma fotografia do pezito do Gustavo que nos foi enviada pela mamã Sílvia!
Bjs a todos

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

:-(

E assim nos deixa o grande homem que permitiu a tantas crianças terem uma vida perfeitamente normal e sem cirurgias...
Obrigado Drº Ponseti e até sempre...

http://www.kcrg.com/news/local/64709872.html
http://www.press-citizen.com/article/20091018/NEWS01/91018004/1079
http://www.dailyiowan.com/2009/10/19/Metro/13724.html

terça-feira, 13 de outubro de 2009

E passaram 2 anos...

Pois é, já passaram dois anos desde que colocámos o 1º gesso e começámos esta maratona da cura do pé boto...
O Francisco e a Mafalda já completaram os 2 anos de vida no dia 7 de Outubro e 30 de Setembro respectivamente, e tudo está a correr às mil maravilhas...:-D
Falam pelos cotovelos, brincam aos "molhos", e.......são amorosos um com o outro...até parece que sabem que algo muito forte os une...
Deixamos-vos umas fotos do dia da festinha da Mafalda em que eles trocavam carinho de uma forma muito meiga...:-)






P.S. Parabéns aos papás Nuno e Helena pela chegada do Diogo!! Mais um pé boto (esquerdo) nas nossas vidas...BEM VINDO, DIOGO!!
P.S.1 Apesar da pouca actualização do blog continuamos disponíveis para conversar, estar e ajudar...
Bjs das mamãs

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Ida ao "Tio Mac"




E claro está que já durante a gravidez as nossas mamãs eram fãs do "tio mac", agora continuamos a ir lá às vezes...aqui fica a nossa foto da semana passada!!

Há quanto tempo...

Pois é, já estava com algumas saudades de escrever no blog...mas felizmente as novidades para o lado da Mafalda são poucas, para não dizer nenhumas....:-D
Já não vamos ao Drª pedro vai fazer 6 meses, temos que marcar consulta agora em Junho...na última vez estava tudo óptimo e ela que detesta que lhe mexam nos pés, adorou que o Drº e as estagiárias lhes mexessem (na brincadeira ainda disse que na próxima vez levo a tesoura e pode ser que ela lhes deixe cortarem lhe as unhas dos pés...:-D.
Esperamos, ansiosos, que nesta nova consulta tudo continue perfeito como até aqui!
Como tenho novidades atrasadas vou contar só as mais relacionadas com o "Becas" (nome do pé boto, o outro é o "Egas"), a Mafalda começou a andar desequilibrada por volta dos 12 meses, sempre foi muito preguiçosa e talvez por culpa nossa, nunca se desenrascou muito bem sozinha....na verdade, nunca me preocupei e sempre fui de pensar que cada miúdo a seu ritmo. Passado nem um mês de andar sozinha, ganhou medo...medo esse que se prolongou até aos 18 meses, andava sempre de mão dada connosco e não nos largava por nada (outra das coisas que não me preocupavam, pois ao menos sabia sempre onde andava). Aos 18 meses, fez se mulher e começou a...correr...posso mesmo dizer que nunca andou....correu logo :-d
Em relação ao Becas não noto nada de especial, um pé lindo como qualquer outro...alias ela até com pé boto consegue ter uns pés bem mais bonitos que os meus... Posso vos dizer que adoro quando as pessoas se metem a falar do pé dela como se notassem a diferença e depois apontam para o pé direito....lololol Ainda há pessoas que deixam muito a desejar....
No outro dia estive a rever os mails que troquei com os pais na altura que descobri o pezito da Mafalda e invadiu me uma tristeza por não ter tido um resto de gravidez descansada e não a ter vivido da forma com que sempre sonhei...devia ter tido mais fé e acreditado mais no que me diziam "O PÉ BOTO NÃO É PROBLEMA"...enfim...tudo valeu a pena, tudo continua a valer a pena...espero que quem esteja a passar por isso acredite que eles são mais que perfeitos e só são especiais porque são os nossos filhos e não porque nasceram com pé boto!
Para ti Mafalda: Amo te filha, obrigado por me teres ensinado que os obstáculos se ultrapassam, tendo fé e força...tu és a minha força!beijos grandes meus e da Mafalda

terça-feira, 24 de março de 2009

Sem notícias há muito tempo

Pois é... temos deixado o "nosso cantinho" abandonado!
Hoje resolvi cá vir a actualizar as novidades do Francisco.

No passado dia 2 de Fevereiro o Francisco teve que fazer uma tenotomia. Como tínhamos contado, não a fez aos dois meses porque o Dr. Pedro achou que o tendão estava muito flexível, no entanto ultimamente o calcanhar estava a ficar um pouquinho levantado e por isso achou que era melhor recorre a uma tenotomia.
Como o Francisco já está muito grande e irrequieto, achou-se melhor que a intervenção fosse feita no BO com anestesia geral.
Assim, no dia 2, pelas 9 na matina, lá estávamos nós: a mãe, o pai e a Té, para o "grande acontecimento".
Depois de sermos atendidos por uma enfermeira muito simpática que examinou o Francisco foi-nos informado que como ele estava muito constipado talvez não fosse possível realizar a intervenção! Mas lá veio o Dr. Pedro e mais uma vgez resolveu tudo... em vez de anestesia geral com entubação, fizeram com máscara e tudo correu bem!
Passou cerca de 1 hora desde que o deixámos à porta do BO até que nos vieram chamar! Quando cheguei ao pé dele chorava muito, mas depressa me apercebi que nada tinha a ver com a intervenção, mas sim com a fome! O rapaz já não comia desde a meia noite do dia anterior e já passava do meio dia! Chamei o Dr. Pedro e perguntei se podia dar-lhe um biberão de leite.
Foi óptimo! Tomou o biberão e dormiu por 2 horas! Quando acordou estava muito bem disposto,l mas com fome, outra vez! Comeu dois iogurtes! E passado pouco tempo estávamos a sair do Hospital de volta ao Porto.
Esperavam-nos quase 4 semanas de pernoca engessada que achávamos que não iam ser fáceis! No entanto estes miúdos são fantásticos e no dia seguinte o Francisco estava andar em cima do gesso como se nada fosse!
E assim passaram as semanas e no dia 27 lá voltámos para retirar o gesso!
O rapaz quase adormecia enquanto a serra lhe cortava o gesso! :)
Segundo o Dr. Pedro o pé está óptimo e agora vamos lá em Abril para estudar a evolução!

Mais uma aventura no mundo dos "botinhos"

Beijos

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

ENCONTRADO O PRIMEIRO GENE DO PÉ BOTO

Mutação genética na origem do pé boto

A notícia já data de Outubro último mas é importante e vale a pena registá-la nesta página: cientistas na Washington university School of Medicine, em St. Louis, nos Estados Unidos, dizem ter identificado o primeiro gene ligado ao pé boto nos humanos.

De facto, desde há muito que se acreditava que o pé boto derivava de uma componente genética. As conclusões dos cientistas norte-americanos foram publicadas no n.º 7 do “American Journal of Human Genetics”, e foram tiradas após o estudo de várias gerações de uma família em que o pé boto era recorrente. Assim foi possível traçar as condições para uma mutação genética no desenvolvimento precoce dos membros inferiores, no gene PITX1. Embora outros genes possam também ser relacionados com o pé boto, esta nova descoberta é um primeiro passo para melhorar a assistência e o desenvolvimento de novas terapias. “Até agora, não sabíamos se o pé boto era um problema muscular, neurológico, da medula espinal ou do cérebro. Agora, temos uma ideia de que o pé boto pode resultar da mutação de genes envolvidos no crescimento inicial dos membros”, explicou Christina Gurnett, uma assistente de neurologia que integrou a equipa de investigação.

sábado, 23 de agosto de 2008

Tal como prometido....

Aqui fica o vídeo do Francisco a gatinhar de botinhas!!!
Bjos


http://www.youtube.com/watch?v=5jvuwusmFEE

terça-feira, 19 de agosto de 2008

O Francisco já gatinha!!!

E foi assim de um dia para o outro que, de repente, me pus de gatas e descobri um mundo novo! Agora ninguém me pára! Com botas ou sem botas, vou onde me apetece (o pior é que normalmente o que me apetece é chatear o M@x).
Deixo-vos aqui um link onde me podem ver! E assim que der venho cá por outro!

Beijinhos a todos!

http://www.youtube.com/watch?v=J8QmS7eF_5c

segunda-feira, 28 de julho de 2008

.... e agora na RTP....

Hoje o Dr. Nuno apareceu na RTP!! Está em todo o lado :)

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Agora é oficial... TROUXEMOS O MÉTODO PONSETI PARA O NORTE!!

E aqui está a prova! O Dr. Nuno está empenhado em tratar os pézinhos do Norte! Sortudos dos meninos que aí vêm.... :) (ver caixa de sites interessantes)

Já conhecemos uma menina que está a fazer o tratamento por lá... Vamos ver se conseguimos que nos deixe aqui a sua história!

Bjos

Mafalda&Francisco