sexta-feira, 20 de junho de 2008

A história do Francisco

Tudo começou no dia 17 de Abril, quando numa ecografia de rotina, a Dra. Eduarda reparou numa coisa estranha... Disse aos meus pais que eu tinha pé boto, do lado esquerdo. Mas logos os desansou dizendo que com uma pequena ciirurgia a "coisa" resolvia-se. Mesmo assim, os meus pais, mal chegaram a casa, foram à procura do que era exactamente o pé boto e de tratamentos possiveis. Rapidamente se aperceberam que existia um tratamento - O Método Ponseti - que não implicava cirurgias e que garantia 100% de correcção.
Assim na consulta seguinto foram munidos de informação e disseram-lhes que também utilizavam essa técnica e que não se preocupassem porque tudo se iria resolver.
Mas entretanto eu resolvi pregar um susto à minha mãe e tentei adiantar a hora de chegada e, por isso, ela foi obrigada e ficar em casa no sofá a descansar. E num desses dias, através de um fórum na internet conheceu a "tia" Rita, que morava bem pertinho e estava grávida da Mafalda, que iria nascer também mais ou menos na mesma altura que eu! Elas conversaram muito, e a tia Rita explicou à minha mãe que aqui pelo Norte não se utilizava o método Ponseti, só em Lisboa, Amadora e no Funchal. A minha mãe e o meu pai acharam muito estranho e perguntaram à Dra Eduarda e ela disse que faziam uma "coisa do género". Mas eles não ficaram satisfeitos e decidiram seguir o conselho da tia Rita e escrram ao Dr. Pedro Fernandes, do Hospital de Sta. Maria. Ele prontificou-se logo a tratar do meu pézinho e assim foi.
Pelo meio, ainda tivemos um encontro com os pais de outros meninos com pé boto que nos explicaram como ia ser o tratamento e nos tiraram muitas dúvidas!
Ah! E apareceram outros pais que os meus pais já conheciam, e que tambem iam ter um bebé com pé boto, o Hugo.
No dia em que nasci, toda a gente queria ver afinal, como era o meu pé!!!!

Mafalda nasceu uma semaninha antes de mim, por isso começou o tratamento 8 dias antes, mas no dia em que eu fiz dez dias lá fomos nós todos pra Lisboa para o meu 1º Gesso.



Durante 5 semaninhas, lá fomos nós às 4as feiras para Lisboa. Numa dessas consultas, conhecemos o Dr. Nuno Algrete, um ortopedista do Porto que queria começar a utilizar o método Ponseti cá pelo Norte, e foi a Lisboa para começar a aprender (eu e a Mafalda servimos de "cobaias" :) )


Ao fim de 5 gessos era suposto eu fazer a tenotomia, mas o meu tendão surpreedeu o Dr. Pedro e não foi preciso faze-la! Por isso fiz mais um gesso que ficou na minha perninha durante duas semanas.


Ao fim desses dias foi o dia mais complicado deste tratamento, o 1º dia de botas! Fartei-me de chorar! Chorei a distância toda entre Lisboa e a minha casa.... não gostei mesmo nada. Mas os meus pais deram-me uma grande banhoca... e eu adorei! A seguir voltaram-me a calçar as botas e eu já não me queixei de nada!

Depois seguiram-se 3 meses de botas durante 23 horas/dia... que se passaram na maior!

Agora já só fico 16 horas com elas!
E já quase que gatinho com elas nos pés!!
Sou um bebé muito feliz!

4 comentários:

Anónimo disse...

Somos uns dos tios babados do Francisco e confirmamos o sucesso que tem sido a sua recuperação. Desafiamos qualquer um a olhar para os pés dele e descobrir qual deles era o boto.... Os gessos passaram num instante e as botinhas até são giras :P Força a todos e parabéns pela iniciativa.

Unknown disse...

ola!! sou mais uma vitima desse pé boto!! meu nome é Caio tenho 2 meses de vida....e já estou usando um lindo gesso que me faz chorar muito...
Toda quinta me sinto muito bem..pois meus pais me fazem relaxar..tirando esse peso de gesso das minhas perninhas!!Mas o sofrimento volta na sexta feira quando um homem de branco recoloca os gesso novamente...aiiii como eu choroooo....
E tenho curiosidade de saber como você francisco esta se sentindo agora com a bota...quero saber qual o resultado e o tempo estimado para um resultado futuro....
Um grande abraço meu amigo FRancisco

Caio do Brasil mais uma vitima...dessa falta de espaçõ na barriguinha de mamãe!!!
aguardo resposta no o e-mail da minha titia natalia

nataliaortu@yahoo.com.br

Unknown disse...

ola!! sou mais uma vitima desse pé boto!! meu nome é Caio tenho 2 meses de vida....e já estou usando um lindo gesso que me faz chorar muito...
Toda quinta me sinto muito bem..pois meus pais me fazem relaxar..tirando esse peso de gesso das minhas perninhas!!Mas o sofrimento volta na sexta feira quando um homem de branco recoloca os gesso novamente...aiiii como eu choroooo....
E tenho curiosidade de saber como você francisco esta se sentindo agora com a bota...quero saber qual o resultado e o tempo estimado para um resultado futuro....
Um grande abraço meu amigo FRancisco

Caio do Brasil mais uma vitima...dessa falta de espaçõ na barriguinha de mamãe!!!
aguardo resposta no o e-mail da minha titia natalia

nataliaortu@yahoo.com.br

Vera disse...

Ola

Chamo-me Guilherme e tenho 4 meses também nasci com o pé boto à esquerda, agora já estou com apenas 18horas com as botas de correção ando também a ser seguido no Hospital S. João no Porto, por um médico espectacular o Dr. Nuno Alegrete.
Contudo, as botitas que tenho e que me foram emprestadas pelo hospital já estão pequenitas, preciso do tamanho 1, mas são muito caras. Eu vinha perguntar se por acaso não conhece ninguém que me possa emprestar.
Aguardo resposta

Fica aqui o email da mamã
vera.cardoso06@gmail.com
Um Grande abraço para o meu amigo Francisco