terça-feira, 1 de julho de 2008

A história da Mafalda


O meu pezito "torto"!! A minha mãe chama lhe o Becas...:-D
----------------------------------------------------------------------------------

Olá! Eu sou a Rita, a mãe da Mafalda e venho-vos contar a nossa experiência com o pé boto.
Tudo começou quando quis engravidar, em Dezembro de 2006, qual não foi o meu espanto quando vi que estava grávida em Janeiro...foi tudo muito rápido e a concretização de um grande sonha acabava de começar. Sempre fui muito stressada e as consultas ao obstetra eram uma constante (cerca de 2/3 vezes por mês), bastava não a sentir mexer umas horas e lá estava eu caída no médico :-) Agradeço ao Drº Lima Teles pela paciência e atenção que me dispensou.
O dia 22 de Maio de 2007 fica para sempre marcado por dois motivos, o 1º porque soube que ia ter a tão esperada menina, apesar do pai querer um Martim, saiu mesmo uma Mafalda e porque lhe foi diagnosticado o pé boto no pé esquerdo. Caiu me o mundo em cima, e o peso era enorme...chorei de Gaia até casa, não me apetecia falar com ninguém, nem com o Marco...foi mesmo para esquecer aqueles momentos que sucederam a ecografia. Quando cheguei a casa enfie-me na net, procurei tudo e mais alguma coisa...fiquei a conhecer o método ponseti e sem dúvida que era este o método que iamos seguir, so necessitavamos ver como e onde. Nessa mesma noite enviei um mail à Paula Viegas (Obrigado por tudo, foste uma ajuda preciosa), mãe do Afonso que tinha sido tratado segundo este método, mas nos Estados Unidos e pelo próprio Drº Ponseti. No dia seguinte fui ao meu obstetra e entrei a chorar, ele olhou me nos olhos e disse me que não era grande problema um pé boto e pediu me que não ficasse assim...analisamos e achamos que não valia a pena fazer uma amniocentese apenas porque tinha um pé boto, era arriscado pois já estava com 21 semanas de gestação. No dia 23 de Maio, voltei a net e à escrita...enviei um mail a Drª Cristina (ainda não a conheci pessoalmente, mas um amor de pessoa...Obrigado por tudo!), trabalha no Funchal e foi a 1ª médica em Portugal a praticar o método. Para meu espanto, a Drª Cristina respondeu me logo, deu me os nomes dos médicos que tratavam o pé boto segundo o método ponseti no continente e o nome de alguns pais do norte que tinham seguido o método. Assim que recebi o mail, decidi escrever a alguns dos pais...para meu espanto, escreveram me todos a quem enviei mail :-D A Gabriela e o Pedro (pais do Tomás) foram com os que convivi mais e com os que falei mais das minhas angústias, tristeza e a Gabriela foi mesmo incansável comigo. A Gabriela marcou um encontro com alguns pais (pais do Henrique, da Ritinha, do Zé, do Nuninho), mesmo antes desse dia, conheci a Gabriela, ela viu que eu estava muito ansiosa e inquieta e lá fomos 1 dia antes encontrarmo nos no Parque Nascente, mais uma vez obrigado por tudo Gabriela, sem ti tudo teria sido mais difícil. Depois de conhecer todos os meninos e de ver que realmente eles estavam tão bem e sem aquelas cicatrizes horríveis que eu já tinha visto noutros pés boto, fiquei muito mais aliviada...Falei logo com o Drª Pedro Fernandes e marcou se tudo para que mal nascesse ela começasse o tratamento no Hospital de Santa Maria, escolhi o Drº Pedro entre todos os médicos por ter conhecido os meninos tratados por ele e falado com outras tantas mães que tinham feito o tratamento com ele (cerca de 3 meninos).

Depois de tudo isto e mesmo assim a Gabriela marcou me uma eco com a médica que a seguiu na gravidez, e só assim viamos se era mesmo verdade, no dia 27 de Junho fiz a dita eco e confirmou se o pé boto, a Drª Teresa também foi excelente comigo e fiquei muito mais descansada.

Depois de tudo isto e de mais uma eco na Drª Ana Barbosa a confirmar o diagnóstico da 1ª eco, faltava a Mafalda nascer e começar o tratamento. Decidi escrever num forúm àcerca do "problema" dela e ver se aparecia mais alguém, foi ai que conheci a Catarina e o Paulo e o meu futuro sobrinho...iam nascer com pouco tempo de diferença e com o pé esquerdo boto, e melhor ainda...moravamos perto. :-D Depois de falar com a Catarina, organizei um encontro e também ela e os pais do Huguinho (também nascia um mês depois deles com pé boto), conheceram os meninos que já estavam em tratamento.

A Mafalda nasceu dia 30 de Setembro, mal nasceu, vi o seu pezito, nada me chocou, era lindo...lindo como ela. A partir dai vi o que era amar incondicionalmente alguém...

No dia 10 de Outubro começamos os tratamentos em Lisboa, fez o 1º gesso, e seguiram-se mais 4, no último fez a tenotomia e colocou o por 3 semanas.

No dia 28 de Novembro calçou as botas Dennis Brown, seguiram se 3 meses de botas durante 23 horas diárias, no dia 20 de Fevereiro deu se a tao esperada redução, já so usaria as botas durante 16 horas.

Agora iremos a consulta de "revisão" dia 13 de Agosto...:-d


1 comentário:

BMCCB disse...

Olá querida Rita,
Parabéns pela belíssima ideia.
Vou tratar de fazer um breve resumo para publicares no blog.

O Henrique manda beijinhos para a Mafalda e nós pais mandamos para ti e para o Marco.

Felicidades